Teste de QI
Ajuda

Esta é uma forma de treinarmos nossa capacidade lógica através da análise de uma determinada situação e da complementação adequada desta situação de tal forma que este complemento tenha uma explicação lógica. Assim sendo, podemos assegurar que ao analisarmos a sequencia de números 1, 2, 3, 4 podemos dizer que o próximo número da sequencia é o 5 (cinco). Para chegarmos a este resultado no entanto, é necessário examinarmos com detalhe como estão dispostos os quatro números dados e definir com estão relacionados. A partir daí podemos então prever qual será o próximo elemento do conjunto.


Passos iniciais:
       Se você ainda não está cadastrado no site Mente Ativa, efetue o cadastramento e receba via e-mail uma senha provisória.
       De posse da senha, você pode iniciar este ou outros entretenimentos disponiveis no site, alterar ou excluir suas informações cadastrais.



Regras do desafio:
Existem 4 (quatro) tipos de desafio:

1. Séries simples.
       Apresenta uma série de números para se informar o que está faltando.
       Exemplo:   1     3     5     7     ...
       Neste caso o próximo número seria o 9 (nove), uma vez que o próximo número é sempre o anterior mais 2 (dois).

 

2. Conjunto linha / coluna.
       Composto de 3 linhas e 3 colunas com um total de nove elementos sendo que um deles está faltando. Devemos examinar os elementos linha a linha ou coluna a coluna, procurando o elo lógico que os une.
       Exemplo:   1     3     4
                      3     2     5
                      4    ...    9

       Neste caso, o elemento faltante na última linha, é o número 5. Para chegarmos a esta conclusão, podemos seguir a linha de raciocínio que a primeira linha ou coluna mais a segunda linha ou coluna é igual a terceira linha ou coluna.
Obs: O formato 3 linhas 3 colunas possue um particularidade em relação aos demais. A lógica válida para linhas, obrigatoriamente será também válida para as colunas. Assim sendo, se a primeira linha mais a segunda linha for igual a terceira linha, então a primeira coluna mais a segunda coluna deverá ser igual a terceira coluna

 

3. Série dupla.
       Composta de duas linha com 5 elementos cada, ou de 5 colunas com dois elementos cada. A relação dos elementos tanto pode ser tanto horizontal quanto vertical.
       Exemplo:   12     18     6     21
                      4       6      2     ...
       O elemento que está faltando é o número 7 (sete), uma vez que a linha inferior é exatamente a superior dividida por 3.

 

4. Série pentágono duplo.
       Composta de 10 elementos dispostos em dois sub-conjuntos de 5 elementos cada, cujo relacionamento pode ser dado examinando-se cada pentágono de forma isolada, ou observando-se as pontas correlatas dos dois pentágonos.
       Exemplo:     2              7
                     4    6         2   1
                   6        8     9       ...                       
       O elemento faltante é 8, uma vez que a ponta superior mais a ponta do meio é igual a ponta de baixo.



Pontuação:
       Para pontuar uma questão, segue-se os seguintes passos:
       
1. Soma-se a quantidade de respostas certas da questão.
       2. Soma-se a quantidade de respostas em branco da questão multiplicando o resultado por 5.
       3. Soma-se a quantidade de respostas erradas da questão multiplicando o resultado por 10.
       4. Bônus. Soma-se a quantidade de respostas que o usuário deu durante o mês em questões anteriores com o mesmo número, independetemente de estarem certas ou erradas.
Ex: Pontuação obtida pelo usuário na questão número 3. Considerando que 100 pessoas responderam o teste do dia, destes, 60 responderam de forma correta, 30 responderam de forma errada e 10 deixaram em branco. A pontuação referente aos 3 primeiro itens será:
       60 X 1 = 60 pontos (corretas).
       30 X 10 = 300 pontos (erradas).
       10 X 5 = 50 pontos (em branco).
       Se o usuário até a presente data, respondeu a 10 vezes a questão número 3 , independentemente de estarem certas ou erradas, somar mais 10 pontos
       Total de pontos na questão: 60 + 300 + 50 + 10 = 420 pontos

 

Verificação das respostas:
       As respostas de cada teste serão fornecidas somente no dia seguinte ao teste. As respostas de testes anteriores (até 5 dias atrás) podem ser obtidas a qualquer momento, bastando informar o dia do teste. É permitido ao usuário responder os testes até 5 dias para frente, sabendo entretando que a pontuação e as respostas só estarão disponiveis no dia seguinte a que se refere o teste.